22 de out. de 2010

A Educação na perspectiva teatral x Evolução Humana

Através do fazer teatral é possível intervir no processo de desenvolvimento HUMANO.Quando a criança/adolescente participa de atividades artísticas ela experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades, além disso, a arte também representa a possibilidade de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção.
Ao fazer de conta possibilitado pela arte teatral, a criança constrói-se como ser único e criativo diante da dimensão do conhecimento das linguagens em forma de expressão corporal, na qual o corpo e a mente se fundem  como fontes de integração social e cultural.
A dinâmica que se funde entre a educação e o fazer teatral se fundamenta na perspectiva do ser reflexivo, capaz de construir e escrever as próprias páginas de sua vida, por meio de atitudes que valorizam a totalidade e universalidade do ser humano em suas concepções e valores. 
O teatro difunde muito mais que sentimentos, emoção, reflexão. Difunde a evolução do ser humano em sua totalidade, vencendo os limites impostos pelo véu da hipocrisia da sociedade capitalista e cruel dos dias atuais... valorizando o ser e não o ter!
A Educação, hoje, precisa ir além dos quadros e livros, precisa ver o ser humano com os olhos da emoção, dos desejos, da compaixão, da solidariedade, do respeito, da fraternidade, da igualdade e essencialmente o da PAZ!
A Educação precisa ver  quão grande é sua responsabilidade e compreender que lida diretamente com vidas. Vidas que fizeram parte de um passado, vivem um hoje e construirão um amanhã. Um futuro que está sendo semeado, cultivado aos poucos,  e que determirá a escrita das novas págimas deste grande livro da HUMANIDADE.
Como será a sociedade de amanhã... Depende do que plantamos ontem, e cultivamos hoje, para colher no amanhã. O que você plantou e tem plantado... como está cultivando.... então, sabe o que vai colher amanhã... São as pequenas coisas, os pequenos passos que realizam grandes conquistas.

Vanderli Cassia Spredemann

 


Nenhum comentário: