28 de mar. de 2010

A IMPORTÂNCIA DE NOSSA IDENTIDADE

Refletir sobre a importância da nossa identidade significa estabelecer um elo entre a construção/formação e reconhecimento de si em suas potencialidades e habilidades. Muitos de nós, nos escondemos com medo de ser e fazer diante dos outros, uma preocupação em saber o que outro pensa e acha de nossas ações. Acredito que o que outro pensa de mim é o que penso de mim mesma. Então, pergunto: quem é você... o que pensa...o que faz... no que você acredita é o que os outros vão acredita de você. É simples assim.
De ante mão, você precisa saber quem você é para você mesmo e depois ser socialmente falando, desenvolvendo seus papéis sociais de forma verdadeira.
As máscaras que costumamos usar para disfarçar nossa verdadeira face diante do pudor dos outros geralmente um dia cai...ai que o bicho pega, um dia todos veram quem você acredita ser.
Construir uma identidade significa construir elos verdadeiros e acreditar neles de forma justa e leal, traçar ideologias e uma filosofia de vida formulando seus valores e valores coletivos na igualdade e diversidade respeitando o ser humano em sua dimensionalidade e humanidade.
Portanto, estabeleça quem você é, quais são suas potencialidade e valores e depois ajude seu próximo a construir o seu eu interior fortificando seus valores e a identidade sociocultural de forma significativa e prazerosa de ser feita, vivendo, em nossos mais diversos papéis sociais.